Periodontite

Detecção precoce da doença periodontal

Detecção de Patogénicos Nas doenças das gengivas, é imprescindível conhecer os agentes presentes na infecção gengival, para poder tratá-la adequadamente. A detecção precoce dos agentes bacterianos é de grande utilidade, já que alguns deles necessitam de um antibiótico específico para o seu tratamento. A prova diagnóstica realiza-se a partir de uma amostra indolor da placa dentaria. Esta prova é baseada numa técnica molecular orientada para identificar o grupo de bactérias presentes na zona cervical do dente.

Depois do tratamento inicial, pode-se repetir a prova para comprovar a eficácia do tratamento:

  1. Extracção de DNA
  2. Amplificação por PCR
  3. As sondas de hibridação específicas

Predisposição genética

Perante uma agressão microbiana, o nosso organismo responde activando células do sistema imunitário, que nos defendem. O estudo de Predisposição Genética para a doença periodontal é muito útil tanto para o doente que sofre da doença, como para a sua descendência. É importante conhecer previamente qual dos filhos do paciente herdou esta variação genética e em que grau, para tomar as medidas de prevenção oportunas antes que apareça a doença. 

RELAÇÃO ENTRE PERIODONTITE E DOENÇAS SISTÉMICAS, COMO A DIABETES OU DOENÇA CARDIOVASCULAR

Os diabéticos com periodontite avançada têm um risco de mortalidade cardiorenal (doença cardíaca isquémica e nefropatia diabética combinadas) 3 vezes maior do que os diabéticos sem periodontite1.

A vinculação entre doença periodontal e risco cardiovascular, torna-se evidente nas doenças cardiovasculares nas quais existe dano nas artérias, jé que este processo leva a um processo generalizado de inflamação2. As doenças que afectam as gengivas, são um factor de risco para episódios coronários, como um infarte de miocárdio ou um acidente cerebrovascular. Pacientes periodontais podem ter entre 25 a 50% mais possibilidade de sofrer uma patologia cardiovascular.

1 Periodontal Disease and Mortality in Type 2 Diabetes; Diabetes Care, Volume 28, Number 1, January 2005

2 Periodontal Disease and Atherosclerotic Vascular Disease: Does the Evidence Support an Independent Association? A Scientific Statement From the American Heart Association; November 2012