Legionella

Legionelose é uma doença bacteriana que normalmente apresenta causas ambientais, duas distintas formas clínicas: infecção pulmonar ou "Doença do Legionário", caracterizada por pneumonia, com febre alta, e não-pneumónica, conhecida como "Febre de Pontiac" que se manifesta como um síndrome febril agudo, tremores, mal-estar, dores de cabeça e musculares.

A infecção com Legionella pode ser adquirida em duas áreas, na comunidade e no hospital. Em ambos os casos, a doença pode estar associada a vários tipos de
instalações, equipamentos e edifícios. Podem ocorrer como casos isolados ou surtos  esporádicos. As instalações que se encontram com maior frequência contaminadas com Legionella e que foram identificadas como fontes de infecção, são os sistemas de distribuição de água sanitárias, quente e fria e equipamento de água de refrigeração evaporativo, tais como torres de refrigeração e condensadores evaporativos, tanto nas unidades de saúde, como hotéis ou outros edifícios.

Echevarne laboratório é acreditado pelo organismo nacional de acreditação, de acordo com os critérios listados na UNE-EN ISO / IEC 17025: 2005 (CGA-ENAC-LEC) para o teste de contagem de Legionella com identificação de Legionella pneumophila ensaio de acordo com a UNE-EN ISO 11731: 2007 para a água potável, água tratada não destinada ao consumo.