Amianto

Amianto, uma substância natural mineral (silicato fibroso), com estrutura cristalina e que estão disponíveis em fibras finas, suas propriedades químicas (resistência ao calor, isolamento térmico e acústico, resistência aos agentes de atrito e química, baixa condutividade elétrica) e baixo custo, tem sido utilizado na fabricação de muitos produtos, a maioria dos quais permanecem instalados como material de construção (cimento, placas de tecto, isolamento térmico e acústico, proteção contra incêndio de estruturas, pisos de vinil, etc.) em muitos edifícios e instalações.

O amianto é classificado como um grupo cancerígeno 1 (C1), de acordo com o Internacional Agência para Pesquisa sobre Câncer (IARC).

Na Espanha proíbe o uso, produção e comercialização do amianto por 2001/12/07 Ordem Ministerial (BOE n. ° 299 de 14.12.2001). A partir deste momento não será possível encontrar casos de exposição profissional ao amianto nos processos de fabricação. Operações e atividades em que os trabalhadores estão expostos ou são susceptíveis de serem expostos às fibras de amianto ou de materiais contendo (trabalho: demolição desmontagem e remoção de materiais que contêm amianto, manutenção, reparação, trabalho transporte, tratamento e destruição dos resíduos que contenham amianto aprovado aterros para resíduos de amianto e quaisquer outras actividades ou operações que manuseados materiais que contenham amianto), serão aplicadas Real Decreto 396/2006 (BOE n º 86, de 2006/11/04), que estabelece as exigências mínimas de segurança e saúde no trabalho, envolvendo o risco de exposição ao amianto.

De amianto no ar:*
• Quantificação de fibras de amianto.
• Identificação e transmissão.

Materiais de amianto:
• Identificação de fibras de amianto por microscopia de luz polarizada e dispersão.
• Identificação de fibras de amianto por microscopia eletrônica de transmissão.

Outros Serviços:
• Inspeção e diagnóstico de amianto em edifícios, instalações, navios e do solo.

* Ensaios acreditados por Norma ISO / IEC 17025